PÁROCO

   PÁROCO

   

PADRE ROMEU LEITE IZIDÓRIO

Data de Nascimento: 17/09/1970 (51 anos)

Cidade natal: Juazeiro do Norte (CE)

Ano de entrada no seminário: 1989 (Santo André)

Ordenação Diaconal: 06/06/1999

Ordenação Sacerdotal: 05/12/1999


É professor universitário, possui Mestrado em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia N. Sra. da Assunção (2004) e Doutorado em Teologia pela Pontificia Università S. Tommaso D'Aquino (2012). Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em Teologia Bíblica.



Atuação nas paróquias: iniciou o seu ministério na Paróquia Santo Antônio (São Caetano do Sul), por um mês até que chegasse o novo Pároco; indo para a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Região São Bernardo – Anchieta), como vigário paroquial por um ano; assumindo no dia 31/12/2000 como Administrador e depois Pároco da Paróquia São Jorge (Região Santo André – Leste), permanecendo lá por 6 anos; de 2006 a 2012 esteve em Jerusalém, Roma e Ímola enquanto fazia os estudos do Doutorado; em fevereiro de 2012 assumiu como Pároco da Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu (Região Santo André – Centro); em 06/12/2015, assumiu como Pároco da Paróquia Santa Teresinha (Região São Bernardo – Centro), e em agosto de 2021, assumiu a Paróquia Santíssima Virgem.


Atuação diocesana: foi assessor da juventude; Coordenador Pastoral da Região Santo André – Leste; atualmente é assessor da Pastoral da Educação e Coordenador da Pastoral Presbiteral; presidente do Caixa Comum dos Presbíteros Diocesanos e membro do Conselho Diocesano de Presbíteros.

     PÁROCOS ANTERIORES

   Pe. Renato Souto

    Pároco

    2016 a 2021

PADRE RENATO SOUTO

2016 a 2021


Em 19 de agosto de 2016, toma posse o Padre Renato Aparecido da Cruz Souto, conhecido como Padre Renatinho. Vamos conhecer um pouco da história dele.

Natural da cidade de Suzano, nasceu em 16 de junho de 1982 e com cerca de dois anos de idade, sua família se mudou para a cidade de São Caetano do Sul. Na sua infância participou das paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santo Antônio, ambas em São Caetano.

Quando sua vocação surgiu foi apresentado no seminário pelo Padre Humberto Jair Dinato. Em 1° de fevereiro de 2000 foi acolhido no Seminário de Filosofia. Foi admitido no Seminário Diocesano de Teologia por Dom Airton José dos Santos, então Administrador Diocesano em 21 de março de 2003. Em 30 de setembro de 2005 foi admitido às Ordens Sacras e recebeu os ministérios do Leitorado e Acolitado, numa celebração na Paróquia Nossa Senhora da Salete em Santo André. Em dezembro de 2006 concluiu a graduação em Teologia.

EIS SEU CAMINHO PASTORAL ANTES DA ORDENAÇÃO SACERDOTAL:

2000 – Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Santo André).


2001 – Paróquia São Paulo Apóstolo (Mauá).


2002 – Paróquia São Pedro Apostolo (Taboão São Bernardo).


2003/2004 – Paróquia São Bento (São Caetano).


2005 – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (São Bernardo).


2006 – Paróquia São Judas (Santo André).


2007 – Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Santo André).

ORDENAÇÃO DIACONAL E PRESBITERAL

Em 23 de Junho de 2007 foi ordenado Diácono Transitório na Catedral do Carmo, escolhendo seu lema presbiteral: “Eu confio no amor de Deus, para sempre e eternamente” (Sl 25,10b). Cumprido o tempo do diaconato provisório, foi ordenado Presbítero (Sacerdote) em 1º de dezembro de 2007, na Paróquia matriz da Sagrada Família em São Caetano do Sul.

EIS SEU CAMINHO PASTORAL JÁ COMO PADRE:

Janeiro de 2008 – Em janeiro de 2008 é nomeado Vigário da paróquia São João Batista, Rudge Ramos (São Bernardo).


8 de agosto de 2008
 – Toma posse como Vigário da Paróquia São Bento (São Caetano), mas, continua Vigário da paróquia São João Batista. 26 de fevereiro de 2009 - Toma posse como o 7° pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Região Utinga (Santo André).


Assumiu a paróquia no início dos festejos do seu Jubileu de Ouro. O seu sonho e da comunidade era conseguir inaugurar a igreja toda acabada e mobiliada, sob sua administração, a comunidade concluiu a igreja, o Centro Catequético e a reforma do salão paroquial.

Padre Renato

Nos anos em que ficou à frente da paróquia Nossa Senhora de Fatima, padre Renato realizou um excelente trabalho pastoral celebrando as missas especiais da Família, missas devocionais e Missas por Cura e Libertação.


Além disso, fez a reestruturação das pastorais existentes, bem como fez a implantação de novas como a Pascom, a Pastoral de Rua, o Grupo de Oração, o Grupo de Jovens, a Pastoral do Dízimo, o acolhimento dos Jovens Sarados, injetando novo animo nos paroquianos, trabalhando para que a paróquia fosse madura na fé, contagiando a todos com sua vitalidade, entusiasmo e amizade. Também realizou muitos eventos beneficentes, shows, etc.


2014 – Foi nomeado Assessor Diocesano da RCC por Dom Nelson Westrupp, scj.

26 de fevereiro de 2016 – Toma posse como Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio, Jardim Santo Antonio, em Santo André, nomeado por Dom Pedro Carlos Cipollini.


Março de 2016 – Foi nomeado Assessor da Comissão Diocesana em Defesa da Vida por Dom Pedro.


Julho de 2016 – Foi nomeado pároco da Paróquia Santíssima Virgem em São Bernardo do Campo, permanecendo Administrador da Paróquia Santo Antonio e Presidente Diretor da Creche Madre Tereza de Calcutá.


19 de agosto de 2016 – Toma posse como pároco da Paróquia Santíssima Virgem, quando, com humildade, pede permissão para entrar no coração da comunidade e consegue conquistar a amizade e respeito dos paroquianos.

PRIMEIRAS AÇÕES DO PADRE RENATO


Mantêm toda a estrutura pastoral, passando confiança a liderança pastoral que não chegou para destruir nada, mas para trabalhar juntos.

 

Continua com o ritmo celebrativo da sua nova paróquia, deixando intactos todos os horários de missas já existentes, para aos poucos ir fazendo algumas pequenas alterações.

 

Inicia a Campanha “Amamos a Santíssima 60 anos” com objetivo de reformar o Santuário de Adoração Perpétua Santíssima Virgem, para a celebração do Jubileu de Diamante, dos 60 anos que a paróquia completará em 21 de setembro de 2020.

Implanta a missa por Cura e Libertação, todas as quintas-feiras, as 19:30h que rapidamente teve a adesão de milhares de católicos a cada semana.

 

Implanta a PASCOM – Pastoral da Comunicação, com toda a infraestrutura necessária, com a criação das redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), atualização do site paroquial, criação da Santíssima Tv e Rádio Santíssima e da revista.

 

Por ocasião da Solenidade de Corpus Christi, trouxe consigo a experiência de fazer um grande tapete de fuxico, a ideia foi imediatamente aceita pela comunidade e tivemos um lindo tapete nas celebrações.

Padre Mario Balestra, desde a fundação em 21 de setembro de 1960 até 10 de abril de 1974, por ocasião de sua morte. “No dia 10 de abril de 1974 faleceu depois de longa e dolorosa enfermidade, o Pe. Mário Balestra, vigário fundador da Paróquia Santíssima Virgem. Pe. Mário, conforme testemunhas, foi uma pessoa voltada para os outros, pois sempre tinha uma palavra de conforto. No trabalho apostólico não media sacrifícios...

Começou a construção da nova igreja... Este templo dedicado a Nossa Senhora ficará bonito, pois será construído com grande amor e com a presença espiritual do Pe. Mário”. Com estas palavras, escritas em 25 de março de 1975, Frei Sebastião saudava a memória do fundador da paróquia que ele acabava de assumir.

Frei Sebastião benito quaglio, OFM conv.

Pároco

1974 a 2016

Frei Sebastião Benito Quaglio, chamado simplesmente de “Frei Sebastião” chegou no Brasil em 29 de novembro de 1966.


Nascido na Itália em 20 de julho de 1938 foi consagrado sacerdote em 17 de abril de 1966 e completou em 2016 o Jubileu de Ouro, 50 anos de sacerdócio, uma vida dedicada integralmente ao projeto do Reino de Deus.


Frei Sebastião assumiu a Paróquia Santíssima Virgem em 4 de julho de 1974, deixando-a em 16 de julho de 2016, ficando pouco mais de 42 anos como pároco. Nesses 42 anos de pastoreio, Frei Sebastião tornou realidade vários de seus sonhos.

Frei Sebastião

Terminou a construção da Igreja Matriz, hoje Santuário de Adoração Eucarística Perpétua, cujas obras haviam sido iniciadas em 15 de dezembro de 1968, com projeto arquitetônico original do arquiteto russo Anatoly Cirobaba e somente foram concluídas entre os anos de 1978 e 1979.


Construção da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no DER, cuja pedra fundamental foi colocada em 3 de setembro de 1978. Somente em 19 de fevereiro de 1980 a capela foi oficialmente inaugurada com a presença do então Bispo Diocesano Dom Cláudio Hummes.


Fundou a Casa Santa Clara em março de 1980 e que hoje presta serviços sociais e de evangelização às crianças carentes da comunidade do DER e região sob outra responsabilidade, não mais paroquial.


Construção da igreja nova, denominada Igreja Cristo Rei, cujo terreno começou a ser adquirido em 2 de outubro de 1989 e consumada sua compra em 20 de fevereiro de 1991. As obras foram iniciadas e em 1997 a igreja já estava pronta.

Construção de uma igreja nova no lugar da capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Em 1998 surgiu a ideia de construir um Santuário dedicado a Nossa Senhora, as obras caminharam lentamente nos anos seguintes e hoje temos lá um belíssimo templo de mais de 700 m2, pé direito de 15m e capacidade para 1200 pessoas sentadas.


Transmissão regular de uma missa dominical às 7h da manhã, pela Rádio Imaculada Conceição desde 3 de março de 1990 até julho de 2016.


Introdução da Adoração Eucarística Perpétua na igreja matriz da Paróquia Santíssima Virgem em 8 de dezembro de 2007, na festa da Imaculada, Padroeira e Mãe da Paróquia Santíssima Virgem.


Por todos estes sonhos realizados, a Paróquia Santíssima Virgem tem um sincero reconhecimento do trabalho do Frei Sebastião todo voltado para a missão de evangelizar, conforme o mandato de Jesus: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos...ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!” (Mt 28 19-20).

paper_plane

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER


FIQUE SABENDO EM PRIMEIRA MÃO DE TUDO O QUE ACONTECE EM NOSSA PARÓQUIA!

Share by: