Todo batizado é chamado a evangelizar, afinal ninguém acende a luz para ocultá-la, para coloca-la debaixo de uma mesa; Foge a lógica cristã que encontrado um tesouro, não o divida com quem se ama; Assim, se devemos amar uns aos outros, ao nos tornamos maduros na fé, nosso amor nos impulsiona a sermos promotores da evangelização!
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou hoje, segunda-feira, 6 de setembro, o texto-base orientador e o cartaz da Campanha para a Evangelização 2021.
Neste ano, uma expressão de envio missionário “Ide, sem medo, para servir”, proferida pelo Papa Francisco na homilia de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, no Brasil, é usada como o grande tema motivador da Campanha.
Vinculada ao pilar da Caridade das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil, a campanha tem como um de seus grandes objetivos “despertar os fiéis para o compromisso evangelizador e para a corresponsabilidade pelo sustento das atividades pastorais e evangelizadoras da Igreja no Brasil”.
A campanha conta com uma colaboração que repercute em cada comunidade por meio de um gesto concreto: a coleta para a Evangelização, realizada todos os anos no 3º Domingo do Advento que, em 2021, será no fim de semana dos dias 11 e 12 de dezembro.
Início na Solenidade de Cristo Rei, 21 de novembro
O secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Patriky Samuel Batista, informa que a Campanha para a Evangelização tem início com a Solenidade de Cristo Rei, no dia 21 de novembro de 2021, e se estende ao longo do tempo do Advento.
“Momento em que começamos a trilhar o caminho de um novo ano litúrgico na vida da Igreja. No dia 28 de novembro de 2021, damos início a este caminho espiritual de vivência e celebração do mistério da feliz espera, de vigilância e de preparação para a vinda do Senhor”, disse.
Despertando o compromisso evangelizador em cada fiel e promovendo uma coleta em âmbito nacional, a Campanha para a Evangelização destina os seus recursos para a dinamização e manutenção dos 19 regionais da CNBB visando à execução das atividades evangelizadoras, programadas a partir das DGAE. Em muitos regionais existem atividades missionárias além-fronteiras, com apoio a diversas pastorais, serviços, organismos e movimentos.
De acordo com o padre Patriky, “a Evangelização precisa contar com a generosidade de muitos que ajudem com os bens que possuem e ofereçam a força do apoio fraterno que anima e renova a vida comunitária. Trata-se de mobilizar a Solidariedade na Evangelização. No entanto, a Campanha para a Evangelização não se resume só à coleta de recursos: a oração, o envolvimento e o acompanhamento das iniciativas evangelizadoras da Igreja são de suma importância. É viver a alegria de ser Igreja missionária em saída, a serviço do Evangelho da vida!”.e
Cartaz, subsídio pastoral e orientações práticas
A publicação, de 10 páginas, apresenta as orientações pastorais e teológicas da campanha, além de um conjunto de ordem prática para sua realização. Inclui ainda a oração e o hino da campanha.
O cartaz é de autoria do artista sacro Antonio Batista de Souza Júnior, natural de Angical (BA) e hoje residente em Maringá (PR). Ele conta que com base no tema Ide, sem medo, para servir, e a campanha acontece na época do Advento, propôs a presença de Maria, com o menino Jesus, com um pergaminho (evangelho) nas mãos, enviando as pessoas para a missão de evangelizar.
“O Cristo conduz, a boa nova, envia na figura de um sacerdote, de um jovem negro com cinco pães, fazendo referência ao Evangelho, e uma catequista que vai com a Palavra (Bíblia) a serviço do Palavra de Deus. Estas três pessoas buscam caracterizar a evangelização no dia a dia das paróquias e comunidades. No centro do cartaz, a estrela, a partir da qual a cruz se forma. Para que não percamos a referência a esse ícone forte do simbolismo da fé cristã”, explicou.
Referência : CNBB