Paróquia é o lugar onde acontece a Pastoral, uma família que faz sua experiência de Fé, Amor e Esperança. Na paróquia é o projeto de Jesus Cristo que deve ser realizado pessoal e comunitariamente, portanto é o Evangelho, a Boa Nova, o Reino de Deus que provoca e move todas as atividades. Paróquia é o lugar onde acontece a Pastoral, uma família que faz sua experiência de Fé, Amor e Esperança. Na paróquia é o projeto de Jesus Cristo que deve ser realizado pessoal e comunitariamente, portanto é o Evangelho, a Boa Nova, o Reino de Deus que provoca e move todas as atividades.

A Paróquia Santíssima Virgem é uma das mais atuantes do grande ABC, dispondo em sua estrutura de diversas pastorais, grupos, movimentos e associações religiosas, onde os leigos encontram espaço para desenvolver suas atividades religiosas e sociais. Quando se entregam aos trabalhos de evangelização e assistência social aos mais necessitados, descobrem no pároco, padre Renato Souto, uma fonte permanente de apoio e incentivo para desempenharem suas funções religiosas e sociais, assim como crescerem na sua caminhada de vida e de fé cristã.



Fundada em 21 de setembro de 1960, por ordem do bispo dom Jorge Marcos de Oliveira, sendo seu pároco-fundador o Pe. Mário Balestra, daí o nome da praça em frente à igreja. Pertence à Diocese de Santo André, sob a condução atual do bispo dom Pedro Carlos Cipollini.
O pároco, com seu CPP – Conselho Pastoral Paroquial tem a missão de coordenar toda a vida pastoral da comunidade. O CPP é composto pelos representantes de todos as pastorais, movimentos, comissões, grupos, equipes e setores que trabalham na paróquia.

A vida de comunidade paroquial é ali representada e na nossa comunidade tem grande compromisso com a ação evangelizadora e missionária, pois a Igreja nasceu missionária, é missionária e o será sempre por vontade do seu fundador, Jesus, para a salvação do mundo. Fiel à diocese, partilhamos do mesmo “sonho missionário de chegar a todos”. (lema do Sínodo Diocesano 2016-2018)

A Paróquia Santíssima Virgem tem algumas festas e solenidades marcantes.

Semana Santa
Vivida intensamente com confissões individuais para toda a comunidade, celebração do lava-pés sempre voltado para a realidade da Igreja e da vida comunitária. O Tríduo Pascal é celebrado em sua plenitude, na quinta com a Santa Ceia, na sexta com a Adoração da Cruz e com a tradicional procissão tradicional que sai de quatro pontos e se concentra na Praça Ibrahim de Almeida Nobre, sob o Viaduto Kenzo Uemura.

Festa de Corpus Christi
Além das missas, há sempre uma procissão pelas ruas ao redor da paróquia.

Maio a Junho – Acontece a Quermesse
(uma das mais tradicionais da cidade), ultimamente realizada nas proximidades do Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo.

08 de Dezembro
Festa da padroeira, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, a Santíssima Virgem, com uma grande procissão.

A PARÓQUIA E SUAS REALIZAÇÕES

Os números anuais da paróquia são grandiosos:

OS SACRAMENTOS

- Cerca de 50 crianças são batizadas;
- Mais de duas centenas de crianças participam da Iniciação a Vida Cristão e recebem a primeira comunhão;
- Um grande número de adultos são catequisados e rebem os sacramentos que lhes faltam;
- Quase uma centena de jovens e adultos são crismados;
- Muitos casais são preparados para o sacramento do matrimônio pela Pastoral Familiar através do Curso de Noivos;
- Cerca de 100 casamentos são realizados todos os anos;
- Aproximadamente 200 pessoas recebem o Sacramento da Reconciliação (Confissão) e outras 200 recebem a Unção dos Enfermos.

ATENDIMENTO SOCIAL

- Um grande quantidade de famílias são atendidas com alimentos aos sábados pela Pastoral da Caridade (Franciscanos)
- Pastoral da Saúde atende aos doentes da paróquia, hospitais ao redor da paróquia e casas de repouso, além de visitas domiciliares aos doentes e empréstimo gratuito de cadeiras de rodas e outros equipamentos;
- Os Ministros Extraordinários da Comunhão que recebem autorização para realizar Exéquias (oração e benção dos corpos nos velórios) fazem anualmente mais de 300 celebrações.

ORANDO E EVANGELIZANDO

Nas atividades de evangelização há a Escola Teológica, que funciona desde 1987 (impossível não lembrar aqui a figura de seu eminente primeiro professor: Cônego Lúcio Floro); há também as celebrações de rua (desde 1994) que dão um grande impulso na evangelização popular; os grupos de oração (são cinco: Santíssima Virgem, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Imaculada Conceição, Terço dos Homens e Mães e Madrinhas dos Padres); e o Apostolado da Oração.
A equipe de liturgia é formada por mais de 50 leigos. Cada missa da semana ou do domingo possui um grupo responsável formado por um coordenador e demais membros. Os ministros extraordinários da comunhão são também numerosos, entre leigos, missionárias e missionários e executam importantes trabalhos de evangelização. Há também as secretárias e as sacristãs, além de diversos outros grupos que complementam a obra administrada e orientada pelo Padre Renato Souto.

SONHADORA E REALIZADORA

Como se pode ver, nossa paróquia é sonhadora e realizadora. Para tornar nossos sonhos reais, arregaçamos as mangas e oramos, oramos com intensidade. São 15 missas por semana; 7 durante a semana e 8 nos fins de semana, 4 grupos de oração, dezenas de grupos rezam terços nas casas, encontros e retiros acontecem durante todo o ano, através da Radio Imaculada Conceição, rosários são rezados diariamente para milhões de ouvintes, há os grupos de catequese (infantil, perseverança, crisma e adultos) que rezam, há as celebrações de rua, onde se reza. Enfim, somos uma comunidade orante e, temos plena consciência de que, é da oração que vem a nossa força. Tudo isto nos deixa orgulhosos e animados – não confundir com arrogância ou prepotência – pois, a partir dos sonhos e projetos do Frei Sebastião, a comunidade se entrega de corpo e alma, inteiramente, na construção de cada novo desafio, ganhando cada vez mais a consciência de que o católico deve acordar – de uma vez por todas – para sua missão evangelizadora e missionária.

Com esta consciência despertada, a comunidade se une em eventos, tantos e quantos forem necessários, usando toda sua criatividade, e com o apoio inestimável de Nossa Senhora e de Jesus Cristo, consegue transformar em realidade estes projetos. Temos absoluta certeza de que podemos realizá-los, pois, todo aquele que se dispõe a trabalhar, de coração, para a construção do Reino de Deus, é o próprio Deus quem o escolhe e sustenta sua caminhada, alimentando-o com sua Eucaristia em Jesus Cristo e com a força do Espírito Santo. Se você sentiu-se tocado pelo nosso trabalho, venha nos conhecer e faça parte, junto conosco, deste imenso projeto missionário e evangelizador.

FAÇA PARTE DE NOSSAS PASTORAIS

Conheça cada uma de nossas pastorais e nos ajude-nos a evangelizar!
Temos certeza que você irá contribuir muito e se identificará com alguma obra.

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Fique sabendo em primeira mão de tudo o que acontece em nossa paróquia!

SIGA-NOS